Iniciar no designer gráfico com ferramentas gratuitas e open source

opensource Mai 21, 2020

O principal problema para muitos designers iniciantes é a falta de dinheiro para investir na carreira, o  que torna  bem difícil ter acesso às ferramentas de desenho e de design mais usadas no mercado. Pensando nisso,  resolvi dar uma ajuda aos jovens que sonham em seguir carreira nessa área,  reunindo alternativas gratuitas e open source (que tem código fonte aberto) e coletando tutoriais e cursos em português que encontrei no Youtube.

Pirataria

A falta de acesso às ferramentas pagas levam muitos iniciantes a recorrer a softwares pirateados. No site da Alura tem um artigo bem interessante intitulado "Ferramentas de design: vale a pena piratear?" que fala sobre o assunto e cita alguns riscos para quem recorre a pirataria:

  • Pirataria é crime com punição prevista em lei.
  • Malwares e o risco de invasão: Para piratear um software às vezes precisamos recorrer a crackers que podem abrir brechas para invasão de nosso sistema.

Vou deixar o link para o artigo da Alura lá no final se alguém quiser conferir.

Uma outra alternativa: Ferramentas gratuitas ou opensources

Os softwares são apenas ferramentas e um bom designer deve trabalhar bem independente da ferramenta, além disso é importante conhecer outras ferramentas não só para evitar pirataria mas também para não ficar dependente de uma única solução.

Uma dica importante é o site alternativeTo.net, o site lista alternativas a softwares baseado na Web, de computador desktop e aplicativos móveis com revisões, comentários e recomendações. No site há uma dezena de alternativa pagas, gratuitas e open source para softwares como o Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. Segundo o site algumas alternativas open source para o Adobe Photoshop e o Adobe Illustrator seriam: GIMP, Krita, MyPaint, Inkscape, Apache OpenOffice Draw e o sK1 project entre outras.

Seguem as ferramentas:

GIMP

GIMP
GIMP

Criado pela Free Software Foundation (GNU), O GIMP é um programa gratuito e de código aberto para retoques de fotos, composição e autoria de imagens. Essencialmente, é a coisa mais próxima do Photoshop que você pode obter gratuitamente.

Cursos/Tutoriais:

Na Udemy tem algumas opções de cursos pagos e gratuitos sobre o GIMP

Inkscape

Inkscape
Inkscape

O Inkscape é um editor profissional de gráficos vetoriais para Linux, Windows e macOS. É gratuito e um equivalente de código aberto do Adobe Illustrator. Se você quer aprender desenho vetorial, esta é a melhor ferramenta disponível gratuitamente. A única desvantagem desta ferramenta é que ela está disponível apenas para usuários de sistemas operacionais 64 bits.

Cursos/Tutoriais:

Na Udemy tem algumas opções de cursos pagos em português sobre inkscape.

Krita

Krita
Krita

Criado pela KDE, Krita é um editor de gráficos raster profissional e de código aberto, projetado principalmente para pintura digital com ferramentas avançadas de pintura e desenho digital e recursos de fluxo de trabalho.

Cursos/Tutoriais:

Na Udemy tem algumas opções de cursos pagos em português sobre Krita

Sk1 Project

Alternativa similar ao CorelDraw

Cursos/Tutoriais:

MyPaint

O MyPaint é uma ferramenta de pintura rápida, sem distrações e fácil para artistas digitais. Para quem gosta de desenhar usando o tablet esse pode ser o programa ideal.

Cursos/Tutoriais:

LibreOffice Draw

LibreOffice Draw
LibreOffice Draw

“O LibreOffice Draw é um editor de gráficos vetoriais de código aberto e gratuito. É um dos aplicativos incluídos no pacote de escritório do LibreOffice, desenvolvido pela The Document Foundation.” wikipedia

Cursos/Tutoriais:

Sculptris

Sculptris

O Sculptris não é um software open source, porém é um software gratuito. Ele serve para desenho de esculturas em 3 dimensões e tem como objetivo modelar formas 3d.

Cursos/Tutoriais:

Na Udemy tem algumas opções em português de cursos pagos sobre Sculptris

Blender

O Blender é o pacote de criação 3D gratuito e de código aberto. Ele suporta a totalidade do pipeline 3D - modelagem, rigging, animação, simulação, renderização, composição, edição de vídeo e rastreamento de movimento.

Cursos/Tutoriais:

Na Udemy há várias opção de cursos de cursos gratuitos e pagos sobre blender

Outras dicas:

O site sempreupdate tem vários artigos sobre softwares open sourse entre eles os artigos Conheça 6 programas de design gráfico para Linux e 5 alternativas ao Photoshop para utilizar no Linux. Apesar de ser focado em Linux algumas ferramentas tem versão para Windows e outras rodam online.

Se gostou das dicas compartilha com a galera.

Se quiser ler o artigo da Alura segue o link: "Ferramentas de design: vale a pena piratear?"

Diego Bruning

Mais de 5 anos de experiência em desenvolvimento de Software, minha principal qualidade é o envolvimento e o compromisso com os projetos.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.